sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PUPP - Como descobri o que é

PUPP

Às 40 semanas de gravidez comecei a sentir uma comichão intensa na zona da barriga, onde apareceram umas borbulhas. A princípio não dei muita importância mas ao fim de dois dias, depois de não ter conseguido dormir de noite, decidi ir a umas urgências.
Nas urgências disseram que era alergia a qualquer coisa que tinha comido, ou a um creme. Eu estranhei dado que não tinha mudado nada na alimentação nem nos cremes. Disseram para pôr pomada Fenistil para aliviar a comichão e para usar Oleoban para tomar banho.
De noite era horrível a comichão, nem o Fenistil ajudava. O que aliviava eram as placas de gelo que normalmente se usam nos sacos térmicos, chegava a adormecer com essas placas encostadas ao corpo para aliviar (como era Verão não tinha frio).
Três dias depois, numa consulta de obstetrícia, mostrei à médica como estava. Entretanto já não era só a barriga que estava com as borbulhas e a comichão, pois tinha alastrado para a zona das nádegas e a parte superior das pernas.
A médica disse que não era alergia, mas sim Herpes Gestacional e que o Fenistil e o Oleoban eram o correcto.
No dia seguinte o meu bebé decidiu nascer e nesse dia as comichões pararam. Pensei que era desta que iam desaparecer, mas como me enganava...Um dia depois elas voltaram, sendo que alastraram para as pernas, braços e mãos. No hospital deram-me Atarax para tomar, mas eu não estava satisfeita. Tomar Atarax e estar a amamentar?!?! Não me parece muito correcto!
Uns dias depois de vir para casa, já a desesperar com as comichões, optei por marcar uma consulta de dermatologia para o Hospital da Luz e foi o melhor que fiz. Fizeram-me uma biópsia à pele, para conseguirem saber qual a doença, que mais tarde se veio a saber ser PUPP. No entanto fui logo medicada com cremes para aliviar os sintomas e fazer desaparecer a doença.
Para colocar sempre que tivesse comichão, tinha o creme Aveeno Skin Relief, que por ter mentol era muito refrescante. De manhã e à noite tinha que pôr outro creme Locoid Crelo, que tinha um pouco de cortisona. Para tomar banho passei a utilizar o D'Aveia PS.
Tudo junto fez efeito e a comichão começou a diminuir. Algumas das borbulhas transformaram-se em pequenas bolhas, que rebentaram e deram origem a crostas. Outras borbulhas simplesmente foram desaparecendo.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá! Os cremes foram todos comprados na farmácia.

      Eliminar
  2. As marcas as bolhas sumiram depois?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, desapareceu tudo. As únicas marcas que ficaram, foram as estrias, que devido ao primeiro diagnóstico ter sido errado, disseram para pôr Fenistil e a barriga ficou muito seca, em vez de hidratada. Além disso, fiquei com a marca no braço, no sítio onde fizeram a biópsia.
      As bolhas apesar de terem feito crostas, não deixaram qualquer marca.

      Eliminar
    2. Não teve qualquer problema depois. Eu tive há dois anos, 8 dias antes de ter as gémeas. Foi -me diagnosticado zona às 33/34 semanas e dois dias depois do parto, sensivelmente puppp. Entretanto, há cerca de um ano que estou aflita, muito comichão, pernas, mãos e braços, não sabendo do que se trata. Inclusive hoje mandei um mail ao médico que me acompanhou no Curry Cabral

      Eliminar
    3. Eu não voltei a ter. Já passaram mais de dois anos. O melhor é conseguir uma consulta com um dermatologista, eles são quem mais pode ajudar.

      Eliminar
  3. Bem pelo menos no teu caso foi às 40 semanas... Neste momento tenho 26 e começou levemente às 21... Neste momento pareço uma espécie de monstrinha com bolhas em todo o lado, incluindo cara (o que é raro, segundo pesquisei). Já fiz biopsia: tive direito a corticóide injetável, corticóide oral, e diversas pomadas (em 5 semanas já comprei mais pomadas do que em toda a minha vida) e o certo é que nada está a resultar! Tento evitar o atarax também, mas depois de 4 noites a quase não dormir, lá tem de ser... Vou experimentar o aveeno, pode ser que alivie um pouco! Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente também eu tive, e ainda hoje, dois anos de pois...sofro com as consequências.

    ResponderEliminar
  5. Estou com 38ss, estou com puppp também, sofro muito me coçando o tempo todo, nada resolve, a pomada que meu obstetra indicou foi trok, que não resultou em nada.
    Ele disse que única cura é tirar o bebe, fico aliviada que essa doença não afeta o meu bebe. Espero não ter consequências, me deu em todo corpo, braço, glúteos, panturrilhas, coxa, e começou na barriga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Larissa! No meu caso depois do bebé nascer não passou, só piorou. Foi necessário ir a um dermatologista para que me receitasse uns cremes.
      Se puder vá a um dermatologista, no meu caso foi o que me ajudou, os obstetras não me ajudaram.
      As melhoras!

      Eliminar
  6. Comecei com essa coseira quando estava com sete meses de gravidez com os mesmos sintomas de todas as grávidas hoje minha bebê já está com oito meses e ainda estou com a coseira eu não fiquei boa depois do nascimento dela já fui au médico mais eles dis que é sarna já usei tudo que é pra sarna e não fico boa me ajudem que pomada que eu uso pra ficar boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Para ficar boa foi com Locoid Crelo, que tinha um pouco de cortisona. O melhor é ir a um médico da especialidade, um dermatologista. Os médicos de clínica geral não souberam diagnosticar correctamente. Foi necessário fazer uma biópsia para se concluir o que realmente era. As melhoras!

      Eliminar