terça-feira, 21 de maio de 2013

Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual

Encontrei esta explicação muito completa do ciclo menstrual.
O ciclo menstrual dura em média 28 dias, mas são muito poucas as mulheres que se enquadram na média.
Existem quatro fases no ciclo. As fases são as mesmas para todas as mulheres, mas podem ter durações diferentes.

Fase 1
Corresponde à hemorragia. Nesta fase, o útero está a eliminar o seu revestimento. Fá-lo todos os meses, enquanto não estiver grávida. A hemorragia dura aproximadamente 3 a 7 dias.
Fase 2
Corresponde à altura em que a glândula pituitária ou hipófise (uma pequena glândula localizada no cérebro e que regula muitos processos hormonais) envia mensagens importantes. Uma destas é dizer ao útero para aumentar a espessura do seu revestimento para se preparar para receber o óvulo, que um dos ovários irá enviar em breve.
Fase 3
Esta fase chama-se ovulação, o que significa que o óvulo deixa os ovários e inicia a sua viagem para o útero, atravessando as trompas de Falópio.
Fase 4
Nesta fase, o útero, percebendo que os seus serviços não são necessários para nutrir um óvulo fertilizado, inicia novamente o processo de libertação do seu revestimento. No final desta fase, começa o período seguinte. O dia em que este se inicia, corresponde ao início do ciclo seguinte.
Se o espermatozóide conseguiu nadar e fertilizar o óvulo, o útero mantém o seu revestimento macio e almofadado e torna-o mais espesso para nutrir o ovo. A mulher não irá ter mais nenhum período durante nove meses, até o bebé nascer.
Nenhum das fases acima referidas acontece exactamente da mesma forma em todas as mulheres ou exactamente na mesma altura do mês.

Fonte: abarrigadamama.home.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário