terça-feira, 8 de abril de 2014

Síndroma de Morte Súbita do Lactente (SMSL)

Síndroma de Morte Súbita do Lactente

Chama-se Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) quando um bebé morre subitamente, sem explicação aparente, durante o seu primeiro ano.
O que sabemos sobre este assunto? Sabe-se que é raro ocorrer no primeiro mês de vida, é mais comum dos 2 aos 4 meses, e 95% dos casos ocorrem antes dos 6 meses.
As estatísticas mostram que é mais comum ocorrer a bebés meninos, com 1 a 4 meses, de Dezembro até Março, em períodos de sono, em casa.
É aconselhável que o bebé durma no seu berço, deitado de barriga para cima, dado que está provado que diminui a incidência de morte súbita.

Reduzir o Risco de Síndroma de Morte Súbita do Lactente
O bebé deve dormir sempre de costas, esta é a posição mais segura, sem rolos ou faixas de contenção;
Até aos dois anos deverá dormir numa cama de grades, num colchão firme, sem espaço entre o colchão e as grades, com os pés do bebé a tocar no final da cama, para que este não escorregue;
Deverá dormir na sua cama, ao lado da cama dos pais, e não na cama dos pais ou no sofá.
Não deve dormir com a cabeça tapada, nem com almofadas, fraldas, gorros.
Não fumar na gravidez, nem perto do bebé.
A temperatura do quarto deverá estar entre os 18º e os 21º.
A chucha diminui o risco de morte súbita, no entanto se o bebé for amamentado, a chucha não deve ser colocada nas primeiras semanas de vida, pois dificulta a adaptação de bebé à mama.
O bebé pode brincar de barriga para baixo, deverá ser habituado a dormir de barriga para cima e brincar de barriga para baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário