sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Jantar de Família
Nada como um bom planeamento do que se vai fazer, para evitar stressar :) e uma bimby para ajudar.
Sugestão de menu (já usado!!!):
Entrada - queijo fresco caseiro acompanhado com pão do soro do queijo
Jantar - Atum com batata palha no forno
Sobremesa - Delícia de chocolate
Queijo fresco
O queijo fresco deve ser preparado com 48h de antecedência porque precisa de repousar.
Ingredientes:
- 1000g de leite do dia
- 100g de leite em pó
- Sal, q.b.
- 25 gotas de coalho líquido
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Relaxar? O que é isso?
Ele ainda fez uma sesta na qual eu aproveitei para relaxar (loool)...fazendo as coisas que não consigo fazer com ele de volta de mim, como fazer a sopa dele e adiantar o jantar (um grande relaxamento).
Quando ele era mais pequeno e não andava pela casa, eu queria que ele andasse, para que assim eu conseguisse ir fazendo alguma coisa, pensando que se o sentasse na cozinha ao pé de mim, ele ali ficaria a brincar. Agora ele já anda, e senta-se na cozinha ao pé de mim, durante uns dois segundos. Depois entretém-se com as molas da roupa algumas vezes, outras vezes, vem até ao pé de mim e pendura-se nas calças, só descansando quando lhe pego ao colo...
Entretanto ele acordou da sesta dele e ainda consegui jogar um bocadinho de Zumba na Wii (com um olho na TV e outro no pequeno destruidor).
terça-feira, 13 de outubro de 2015
Hora da Sopa
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Bebés com manhas ou adultos com manhas
Hoje no zapping pelo facebook li um texto que gostei muito e decidi colocá-lo aqui, para que possam ler também.
Fala de certas atitudes que às vezes os pais têm, devido às pressões das outras pessoas, sobre colo, mama, etc.
Tenho a dizer que podem pressionar-me o que quiserem, eu não deito o M na cama dele com ele a gritar em plenos pulmões, prefiro que ele adormeça comigo. O M ainda mama, com 15 meses, e somos muito felizes assim, não precisam de dizer que ele se habitua, sinceramente...não quero saber!
Por fim, quanto a dormir na nossa cama... por norma ponho-o na caminha dele, de forma a que todos descansamos melhor, mas se ele acorda a meio da noite a chorar, e não se acalma, possivelmente na sequência de um pesadelo, eu deito-o connosco e ele fica muito mais descansado. Na realidade, sabe bem a ele e sabe-nos bem a nós.
Mas já chega de falar de nós...segue-se o texto:
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Prendas para o Pai
Comprar prendas é sempre complicado, mas deixo-vos duas ideias de prendinhas para o pai.
O pai fez anos à pouco tempo e teve direito a duas prendinhas, um livro e dois bilhetes para um espectáculo.
O livro é "Querido Pai", que corresponde à versão masculina do "Mamã Maravilha", que recebi no dia da mãe (podem ver aqui). Podem comprar aqui por exemplo.
Os bilhetes são para os Commedia À La Carte, que vão estar no Teatro Villaret de 11 de Setembro até 30 de Novembro. Nada como uma boa dose de riso. Os bilhetes podem ser comprados aqui.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Pigmentação Negra
Na altura falei logo com a minha dentista, que me disse que não havia problema nenhum.
Aparentemente esta pigmentação negra, é algum comum nos bebés. Por vezes forma uma linha negra até.
Dizem que desaparece com o crescimento, e aparece devido a fungos que se aproveitam da insuficiente maturação salivar nos bebés.
Entre os 6 e os 8 anos, o pigmento deixa de se formar.
Pode-se fazer uma limpeza no dentista, para remover a pigmentação, sem qualquer for, mas apenas por questões estéticas dado que a existência da pigmentação negra não traz qualquer outro inconveniente.
Entretanto nas minhas pesquisas, descobri uma mãe que dizia que tinha passado a utilizar a pasta dentífrica infantil Elmex, na escovagem dos dentes do seu bebé e que a pigmentação negra tinha desaparecido. Comprei essa pasta, mas para já ainda lá estão as pintas negras nos dentes...
Para quem não sabe, para os primeiros dentes pode-se utilizar uma dedeira, à venda nas farmácias e posteriormente passar para uma escova pequenina para bebés. Comprei as duas da Chicco e gosto!
Quanto à pasta pode-se comprar tanto na farmácia como nos supermercados.
Quiet Book
Vejam este por exemplo:
Tem actividades como apanhar a fruta da árvore, pôr a roupa na máquina, vestir uma boneca, estender roupa, mas também já vi alguns com as horas, os números, etc.
Achei a ideia bastante interessante!
Andei a ver onde poderia adquirir um livro destes em Portugal, e encontrei a página Salamaleque. Já encomendei um, agora é esperar, mas as imagens que lá estão mostram livros bem giros.
Vejam alguns exemplos:
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Baptizado do M
O padre era muito simpático, gostei muito! Tornou aquele momento especial em algo que não iremos esquecer.
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Fotos incríveis mostram momento da concepção de um bebê aumentada cem mil vezes
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Eterno - Quem perde um filho, perde-se. Não tem direito a nome.
Todo o luto, por um amigo, por um avô, por uma mãe, é doloroso e, por vezes, longo. Mas o luto por um filho, o velar mais antinatura que existe, a rutura com o regular ciclo vital do ser humano, é como caminhar sobre água – impossível. Pode continuar-se o dia a dia, até existirem outros filhos, natais, aniversários e fins de ano, manhãs e pores do sol, mas nunca se chega a uma cicatriz. Perder um filho é, para o resto da vida, uma chaga em carne viva. Uma sangria. Ao contrário do que se diz, há insubstituíveis. E dores lancinantes que nunca passam. A saudade é uma menina.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/joana_amaral_dias/detalhe/eterno.html
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Os Meus Morangos
segunda-feira, 6 de julho de 2015
50 Sombras de Grey
O M apanha os comandos e gosta de se pôr a brincar com eles, mesmo connosco a tirar-lhos das mãos, será que ele conseguiu alugar um filme?
Quando tive oportunidade fui à box ver o que tinha sido alugado, então não é que ele alugou as 50 sombras de Grey... ao menos podia ter convidado para ver. Assim paguei e continuo sem ver o filme...
M, para a próxima avisa sim?
Nota, há uma opção para bloquear o aluguer de filmes, mas sempre que for feito um reset à box, essa opção fica sem efeito.
sexta-feira, 3 de julho de 2015
Mamã Maravilha
Acho que todas as mães se enquadram bem em todas as definições que o livro tem. Deixo-vos três "mamãs":
Mamã Ternura - Em certos dias, ela é carinhosa. Aconchego-me no seu peito como quando eu era pequenino. Envolvemo-nos em carinho.
Mamã Trovão - Em certos dias, ela zanga-se: os seus olhos faiscam. A minha vontade é enfiar-me num buraquinho para que ninguém me veja.
Mamã Canção - Em certos dias, ela é só música, canta e põe o rádio bem alto. Dançamos juntos na sala. A casa fica toda em festa.
O melhor miminho de todos, foi sem sombra de dúvidas existires na minha vida.
Amo-te meu pequenino!
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Alimentos proibidos antes dos dois anos de idade
Às vezes acho que as pessoas nem sempre têm a noção do quão mal pode fazer os doces aos nossos bebés e sinceramente isso irrita-me, tira-me do sério.
Vi um artigo muito bom que explicava detalhadamente 21 alimentos que crianças até aos 2 anos não devem comer. Segue a respectiva lista:
- Chocolate - é rico em açúcar, gordura e cafeína, até os 2 anos o açúcar deve ser evitado ao máximo;
- Marshmallows - compostos por açúcar ou xarope de milho, clara de ovo, gelatina e algumas gomas, ou seja, açúcar puro;
terça-feira, 16 de junho de 2015
Menino de 4 anos morre ao inalar canela
Vi esta notícia e fiquei um pouco em choque. Uma criança morreu por inalar canela. :(
O menino encontrou um pote de canela na cozinha, pegou um punhado e levou à boca, a textura fina do pó fez com que ele se engasgasse.
Foi levado para o hospital, mas acabou por morrer por asfixiamento.
Segundo os médicos, inalar canela pode ser mortal, como o pó é fino, ele engasgou e uma parcela do tempero foi parar nos pulmões do menino, o que causou a sua morte.
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2015/06/menino-de-4-anos-morre-ao-inalar-canela.html
quinta-feira, 11 de junho de 2015
No campo...
Sempre que posso, gosto de dar passeios com o M e o Pai. Hoje tivemos um passeio no campo, longe da correria da cidade, rodeados das cores vibrantes que o caracteriza, bem como os sons e os cheiros. É a melhor forma de recarregar baterias.
O M fica espantado com os animais, mas reage bem e sorri, com aquele sorriso mais lindo.
O campo só tem uma coisa que não é tão boa, tem bichos...muitos bichos... mas nada que repelente não resolva :)
sexta-feira, 5 de junho de 2015
3 Verdades sobre as mães que dão à luz por cesariana
Ontem estava a fazer "zapping" no facebook e deparei-me com um artigo que criticava as mães que tinham os seus filhos por cesariana, fiquei um pouco triste, pois o M nasceu de cesariana porque assim teve de ser, não foi uma escolha minha. Até chegar o momento, eu pensava que iria ser parto normal...
Após ver esse artigo, deparei-me com outro que vinha mostrar o lado das mães que têm os seus filhos por cesariana, com as suas 3 verdades.
1. As mães que dão à luz por cesariana são corajosas, na maioria dos casos o pai não pode estar presente, ou apenas entra depois da mãe levar a epidural, entretanto a mãe está ali rodeada de médicos e enfermeiros, e tem de se mentalizar que vai ser sujeita a uma cirurgia, tendo de abrir mão do parto que idealizou ao longo de 9 meses.
2. As mães que dão à luz por cesariana são fortes, estão sujeitas a uma cirurgia, corte, sutura e a recuperação completa por vezes leva meses. Depois de uma cirurgia de grande porte, a maioria gostava de ficar a descansar, mas as mães, cuidam dos seus bebés.
3. As mães que dão à luz por cesariana são belas, a maternidade deixa cicatrizes emocionais em todas as mães, mas estas mães ficam também com cicatrizes físicas, ficam com a marca da porta por onde o filho passou.
Leiam o artigo original, muito bom em http://www.brasilpost.com.br/monet-moutrie/3-verdades-sobre-as-maes-_b_7268226.html
A minha despensa
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Olé olé!!! O bebecas é que é!!!”
Com a devida autorização, trago-vos o texto dela. Obrigada MC!
Olé olé!!! O bebecas é que é!!!”
Dizias tu :”Eu?! Nunca na vida o meu homem vai ver o bebé a sair. Eu cá quero continuar a ter bom sexo!”
Concordo em absoluto contigo amiga!! O pai não assistirá ao parto na “bancada da frente” porque isso significaria “ter cartão vermelho directamente para a bancada”.
O pai vai estar presente no parto, porque não seria concebível este momento sem ele. Mas, creio que devemos erguer o cartaz que defende que só lhe está a ser negado o direito a analisar a situação de jogo em campo aberto, mediante a este factor lógico e inultrapassável.
-“Amor, desta vez jogas á retaguarda, dá cá a mão e diz que me amas que não tarda o puto vai sair!”
És linda amiga!! E eu vou estar lá a torcer por ti. E assim que o bebecas nascer, mamar, for aquecido pelo teu amor e encontrar o abraço do paizinho, eu quero dar a bola de ouro ao nº1 desta equipa.
O recém-nascido, há-de ter o equipamento ideal á espera: AMOR, SORRISOS E BUÉE DA SAÚDE!!
“Olé olé!!! O bebecas é que é!!!”
O momento imediatamente a seguir ao nascer, vai entrar para a história, com bola de ouro para o coração de uma mãe querida que joga limpo e direitinho!! Ficarão reservados desde já os bilhetes na fila da frente para os nossos encontros mensais, e espero que, quem te tenha ouvido como eu, concorde ou discorde da posição que tomaste (que rascunhei no inicio deste relato) reflicta sobre o assunto e comente, critique e contra-argumente, porque é do debate que nasce a luz. Mas, para que algo mude, e a tua opinião se altere, nem que a bancada venha abaixo. “Quem manda aqui sou eu! E a mim ninguém me finta” oiiiiééé!!!
terça-feira, 2 de junho de 2015
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Alfamar Beach & Sport Resort
Este fim de semana estivemos no Alfamar, em Albufeira.
Já tínhamos ido de férias com o M algumas vezes, mas nunca para um hotel. A logística é grande com um bebé com menos de um ano, tivemos que levar toda a comida dele de casa, dado que ele ainda não come da nossa comida, fraldas, roupa a dobrar porque se pode sujar, tudo o que podemos precisar em casa, tem de transportar para onde vamos.
Foi um fim de semana divertido, em boa companhia :)
Relativamente ao hotel, gostei, mas poderia ser melhor.
O hotel tem piscina interior e exterior, quando já está frio na piscina exterior, podemos ir para a interior. No entanto penso que a piscina exterior podia ter uma parte para crianças, o M adora estar na piscina mas teve que estar sempre nos braços de alguém.
O hotel tem uma rampa de acesso para carrinhos de bebés, o que é bom, no entanto parece que estamos a entrar pela porta traseira, dado que vamos dar a uma área escura, onde estão bagagens e bicicletas, e daí é que acedemos à recepção.
Apesar de ter elevador, este demorava sempre muito tempo, o que era chato, deveriam existir mais rampas, pelo menos do piso de entrada para a piscina, para que não estivéssemos sempre à espera do elevador.
Por norma no hotel, quando precisamos de mudar fraldas vamos até ao quarto, no entanto foi necessário mudar quando estávamos no restaurante do hotel. A casa de banho mais próxima não tinha muda fraldas, uma coisa tão simples, que dá tanto jeito. No entanto, sempre que precisei de aquecer a sopa do M, os empregados mostraram-se prestáveis para tal, aquecendo-a sem problema.
A wi-fi é paga, o que nos tempos que correm é ridículo. À saída do hotel existe um café, no qual se serve bom café (comparando com o do hotel) e aí tem-se wi-fi gratuita.
O quarto era simples, a precisar de algumas obras, o autoclismo estava sempre a pingar, e o ar-condicionado ao fim de estar a trabalhar um bocado, começava a ser muito ruidoso, no entanto tínhamos uma vista muito bonita da varanda.
Foi um fim de semana divertido, na companhia de amigos. O M também se divertiu muito, nadou na piscina interior, na exterior, andou a gatinhar na zona da piscina, e mesmo na relva, comeu pãozinho à refeição, enquanto nós comíamos também.
Soube bem o fim de semana para recarregar baterias :)
Dia da Criança - Rádio Comercial
terça-feira, 26 de maio de 2015
Passeio final de tarde
Sempre que posso dou um passeio final de tarde com o M. Aproveito os dias de sol e fazemos "fotossíntese".
Sabe sempre bem estar um bocadinho ao ar livre, depois de um dia fechada no escritório.
Hoje o local de eleição foi o Jardim da Gulbenkian, um local muito agradável, que nos faz esquecer que estamos no centro da cidade.
Rapto de Crianças
Deixo-vos uma notícia com um vídeo sobre uma experiência social que foi feita.
O youtuber Joey Salads resolveu fazer uma experiência social para alertar os pais para o risco de as suas crianças serem raptadas. Num parque infantil e com um cão, Joey dirigiu-se primeiro aos pais, que vigiavam os seus filhos enquanto estes brincavam, e perguntou-lhes com que frequência recomendam que não falem com estranhos.
Todos responderam que o faziam todos os dias ou muito frequentemente e asseguraram que se Joey fosse ter com eles, enquanto estranho, não iria conseguir falar com eles.
A verdade é que esta experiência mostra como pode ser fácil raptar uma criança.
Joey começa por deixar a criança brincar com o cão e quando lhe diz que tem mais cachorrinhos e lhe pergunta se os quer ver a criança quase instantaneamente lhe dá a mão e vai com ele.
Esta experiência tem como objetivo alertar para o facto de cerca de 700 crianças serem raptadas por dia.
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Colinho
Por muito grande que possas ser, nunca serás grande demais para o meu colo!
sexta-feira, 22 de maio de 2015
A Nossa Música
Se os namorados, casados, etc têm, porque não os pais e filhos terem também?
Eu e o M temos a "nossa" música, uma música lindíssima que lhe canto desde sempre, para ele dormir, para acalmar, sempre que acho necessária. A letra é lindíssima...
E vocês, têm alguma música para os vossos filhotes?
Calma não caias, ouve a mãe cantar
eu dou-te a mão, vou tentar
não tenhas medo pois somos só um,
com o meu bem vou ficar.
És tão pequeno, mas forte e bom
e nos meus braços poderás ficar,
ninguém nos pode separar já,
estarei aqui p'ra te amar.
Tu vives aqui, no meu coração
e ouve bem
p'ra sempre ficarás
tu vives aqui, ninguém vai impedir,
tu serás o meu sol, sempre.
Sempre.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Mudança de Quarto
No princípio deste mês mudámos a cama do M para o quarto dele. Aproveitámos o feriado para fazer a "mudança". O M já estava com 10 meses e até à data eu adiava a mudança, na verdade, ficava sempre mais descansada com ele ali ao lado, além de que ele mamava sempre a meio da noite, até à muito pouco tempo, e para mim era mais fácil tê-lo na cama do lado.
Mas a hora tinha chegado, ele raramente mama durante a noite. Às 7h da manhã ele tem o despertador dele, que não sabe distinguir fim de semana de dia de semana...para ele, às 7h está na hora de acordar e comer, seja que dia for.
Mas voltando ao tema da cama...chegado o dia (ou a noite...), acho que me custou mais a mim do que a ele...
Isto do M dormir num quarto que não o meu tem muito que se lhe diga...
Na primeira noite sonhei que ele tinha caído da cama (de grades...), e numa das manhãs ia tendo um ataque.
O M chorou uma vez durante a noite, era uma e pouco da manhã. Fui lá, acalmei-o e voltámos a dormir. Até aí tudo bem. O problema foi que a segunda vez que acordei já foi com o despertador, às 6h50 da manhã. Ele não chorou mais nenhuma vez durante a noite, será que está bem? Será que respira? Sim, respira e ainda dormiu até às 7h30 da manhã.
Podias ter-te lembrado de dormir assim no fim de semana...
Tenho um bebé-despertador.
I Love You Mom
domingo, 3 de maio de 2015
segunda-feira, 20 de abril de 2015
Amamentação
Quanto aos nervos, por mim falo. Num dia em que precisava de sair de casa e deixar o meu bebé com o pai, quis tirar leite com a máquina e só saíram umas gotinhas, devido a eu estar stressada. Num entanto, quando estava mais relaxada (noutro dia...) conseguia encher sem problemas um pote de 150 ml de leite.
terça-feira, 24 de março de 2015
segunda-feira, 23 de março de 2015
Baptizado - Convites
Tenho andado a pesquisar ideias para o convite do baptizado do bebecas e encontrei algumas bem giras.
Eu vou fazer os convites, desta forma poupa-se uns trocos e os convites são algo com mais dedicação, mais pessoal.
O material que vou precisar é cartolina azul e branca, chuchas pequenas e azuis (adorei as chuchas...), fita azul (para prender as chuchas), tesoura / x-ato, cola e uma impressora... e muita paciência e jeitinho. Espero que os convidados gostem :)
O que acham destas ideias?
sexta-feira, 20 de março de 2015
A Mãe
Mas é à mãe que pedem uma bolacha.
É a mãe que obriga a vestir a camisola.
Mas é na mãe que se aconchegam com frio.
É da mãe que fogem na hora de ir para casa.
Mas para quem correm ao final do dia.
É a mãe que recebe a pior das birras.
Mas o maior dos abraços.
É a mãe que acorda mais cedo.
Mas é nos braços da mãe que preferem dormir.
É a roupa da mãe que está cheia de nódoas.
Mas são os bolsos da mãe que estão cheios de prendas.
É no colo da mãe que se choram as tristezas.
Mas também é nos braços da mãe que se riem as alegrias.
É sempre a mãe que tem a culpa das coisas não correrem bem.
Mas que prepara a maior das surpresas da nossa vida.
É a mãe que às vezes é filha da mãe. Mas só a nossa mãe.
Porque, como mães, sabemos que não há outro motor de acção igual ao amor de mãe.
Fonte: http://cronicas-da-maternidade.blogspot.pt/2015/03/a-mae.html
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Amo-te!
Dermatite da Fralda
A dermatite da fralda é uma inflamação da pele que está coberta pela fralda, ficando essas áreas vermelhas ou com eritema.
Pode começar numa pequena área e alastrar.
Por norma o tratamento passa por lavar essa zona da pele apenas com água e compressas, mudar de fraldas mais regularmente e utilizar pomadas com óxido de zinco (por exemplo Halibut em pomada).
Bio-Oil
Já ouviram falar do Bio-Oil? No outro dia uma amiga minha falou-me neste óleo e resolvi experimentar.
Até agora estou a gostar da experiência! Só tenho que o passar na barriga de manhã e à noite.
Este óleo, ajuda a melhorar o aspecto de cicatrizes, estrias, tons de pele irregulares, também é eficaz no envelhecimento da pele e na desidratação.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Atirei a Papa ao Gato
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
A Primeira Febre
Não há nada que me custe mais do que ver o meu pequeno doente, por mim, trocava de lugar com ele de bom grado sempre que fica doentinho.
Desta vez foi a primeira febre...