sábado, 11 de maio de 2013

Ansiedade e Stress

Ansiedade e Stress

A ansiedade do casal pode dificultar ainda mais a hipótese de engravidar.
Quando o casal decide que chegou o momento de ter um filho, é muito comum esperar ansiosamente pela confirmação da gravidez.
Como a gestação pode não acontecer logo nos primeiros meses de tentativa, a tendência é que essa ansiedade aumente ainda mais. Porém, o que todo o casal deve saber é que essa ansiedade e tensão podem atrapalhar ainda mais os planos de engravidar.
Quando a ansiedade se torna excessiva, o desequilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando a concepção ainda mais difícil. Sendo assim, é indispensável controlar essa ansiedade para que os planos do casal não sejam interferidos.
O stress também é um factor que pode influenciar na relação do casal, diminuindo a libido. Esse problema pode levar o casal a uma diminuição na frequência de relações sexuais, causando ainda mais dificuldade para que a gravidez aconteça.

Dicas de como lidar com a ansiedade para engravidar:
  • Espere com calma: é comum logo nos primeiros meses o casal apresentar dificuldades para engravidar. Um casal saudável até os 35 anos de idade, que mantenham relações desprotegidas podem demorar até um ano para engravidar. Portanto, não desespere.
  • Aproveite o período fértil, a mulher ovula uma vez a cada mês, durante o período fértil. Portanto, esse período é o mais indicado para que o casal mantenha relações sexuais. O ideal é alternar os dias para melhorar a qualidade do sémen.
  • Controle a ansiedade: conversar com o médico pode ajudar a diminuir a ansiedade, pois o casal pode esclarecer dúvidas e acabar com os medos sobre a infertilidade. Trocar informações com outros casais também pode ajudar a aliviar a ansiedade do casal. Além disso, é indispensável que o casal faça actividades que gostem.
  • Hábitos saudáveis de vida: adoptar hábitos saudáveis de vida é indispensável para quem deseja engravidar. Ter uma alimentação saudável, praticar actividades físicas, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar ajuda a aumentar a hipótese de engravidar e com saúde.
  • Cuidado com o peso: o excesso de peso pode causar impacto sobre a fertilidade tanto masculina quanto feminina. Portanto, quem deseja engravidar é necessário ficar de olho no peso.
  • Consulte o médico: é indispensável que o casal que deseja ter filhos consulte o médico e faça exames para saber mais sobre a saúde. Problemas hormonais são muito comuns e devem ser tratados para não interferir no processo de gravidez.
A ansiedade é um problema muito comum entre os casais que estão a espera da gravidez tão sonhada. Porém, ela deve ser evitada para que não dificulte esse processo de gravidez. O ideal é que o casal consulte o médico para maior segurança e esclarecimento de dúvidas, além disso, é indispensável que o casal adopte hábitos saudáveis de vida.

Fonte: www.portalangels.com

Sem comentários:

Enviar um comentário