O enjoo matinal e a fadiga são dois sintomas que podem confirmar, logo nas primeiras semanas, uma gravidez. Trata-se, porém, de sintomas pouco agradáveis que a mulher dispensava de bom grado, pelo que a solução passa pela adopção de hábitos que atenuem os respectivos efeitos.
Os enjoos matinais – designação incorrecta, pois podem ocorrer a qualquer hora do dia – são fonte de grandes problemas, pelo menos até à 12ª - 16ª semana de gravidez, altura em que tendem a desaparecer.
Durante este período, é aconselhável comer muitas vezes, mas pouco de cada vez. O ideal é adoptar um regime de pequenas refeições ricas em hidratos de carbono complexos. Há alimentos específicos que ajudam a aliviar os sintomas de enjoo, por exemplo:
- Biscoitos, bolachas (antes de se levantar da cama).
- Pão (de preferência, integral)
- Cereais
- Arroz
- Leguminosas
- Alimentos à base de hidratos de carbono complexos – massa, batatas e arroz – que aumentam a resistência e exercem um efeito calmante sobre o cérebro.
- Alimentos ricos em ferro – carne vermelha magra – para ajudar a evitar a anemia.
- Alimentos ricos em zinco – marisco, gemas e lacticínios – necessário ao metabolismo energético.
- Alimentos ricos em ácido fólico – legumes de folhas verde escura – para a formação dos glóbulos vermelhos.
- Alimentos ricos em vitamina B12 – carne, peixe e ovos – para um sistema nervoso saudável e para evitar a anemia.
Por outro lado, é conveniente a grávida evitar o consumo de estimulantes (café, chá e bebidas à base de cola) que podem aliviar a fadiga a curto prazo, mas que, em excesso, provocam uma sensação de cansaço.
Fonte: www.pinkblue.com
Sem comentários:
Enviar um comentário