quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tempo e Bebés

tempo e bebés

Ser mãe pela primeira vez é um desafio que deve ser bem planeado para que tudo corra na perfeição. Qualquer futura mãe, já consegue imaginar que ter um bebé vai consumir imenso tempo, no entanto, não basta “imaginar”, é necessário estar consciente de toda a disponibilidade necessária.
Tem uma vida muito ativa? Um emprego exigente? Muitas amigas e familiares para visitar? Se quiser ser mãe pela primeira vez, pode esquecer tudo isto (ou quase)!
Enquanto está grávida, tudo corre bem e o seu futuro bebé ainda não lhe rouba muito tempo, mas e quando já tem a criança nos braços? Ainda prepare-se para noites e dias roubados.
Ter um filho é uma experiência maravilhosa mas é necessário que esteja preparada para o pedaço de vida que lhe irá ser roubado. Enquanto estiver de licença de maternidade, as coisas vão correr mais ou menos bem, está em casa, tem tempo para alimentar o seu filho, aturar as suas birras constantes, mudar as fraldas, a roupa, os sapatos, limpar a bolacha que ele pôs no cabelo. No entanto, a licença não dura para sempre e rapidamente terá que voltar ao seu ritmo normal, emprego, compras, arrumar a casa, visitar a família e outros compromissos sociais que todas temos.
Ser mãe pela primeira vez, implica um período de adaptação a toda esta nova rotina, tão diferente da anterior.
Pense no tipo de mulher que é, no que quer fazer na sua vida, do que gosta e verifique se há espaço na sua vida para um bebé.
Consegue dispensar a sua vida anterior para ficar a mudar fraldas? Troca uma noite de cinema por uma birra do seu filho? Esta disponibilidade varia muito de mulher para mulher e do quanto desejam realmente ser mães.
Pondere bem se realmente tem (ou quer ter) disponibilidade horária neste momento para ser mãe pela primeira vez.
Para uma gravidez consciente, é necessário pensar a longo prazo, pois não é apenas em bebé que o seu filho irá necessitar de si.
Ter um filho é um processo vitalício, sendo que apenas ganhará alguma liberdade horária quando a criança se transformar em adulto e for viver para uma nova casa. Da fase de bebé à fase em que o seu filho sairá de casa, podem-se passar vinte anos ou mais. Consegue pensar a longo prazo?
O seu filho vai precisar que o levem à escola, que o ajudem a fazer os trabalhos de casa, que o deixem na casa do amigo para uma festa de anos. Vai também precisar de atenção, carinho, paciência e compreensão.
Antes de decidir ser mãe pela primeira vez, deve perceber se está disponível para todo este processo, e se não estiver, não se sinta mal, pois há uma altura para tudo!
Ter um filho sem estar preparada para todas as variáveis, pode criar conflitos familiares que apenas irão piorar a situação.
Pondere bem e não tenha vergonha de dizer que ainda precisa de “viver” mais um pouco. Se, pelo contrário, está desejosa de dedicar todo o seu tempo a ser mãe pela primeira vez, então desejamos-lhe as maiores felicidades!

Fonte: www.ioi.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário