sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como é que acontece a concepção?

concepção

Para muitos casais, as aulas de Biologia já estão esquecidas. Por isso, aqui vai uma lição simplificada: o ciclo fértil de uma mulher tem, geralmente, 28 dias, mas pode ter mais ou menos. Começa a contar-se no primeiro dia da menstruação e dura até ao dia que antecede a menstruação seguinte.
Se o ciclo tiver sempre a duração de 28 dias, 14 dias depois um óvulo liberta-se do folículo (ovulação) e começa a percorrer o caminho pela trompa de Falópio. Se, entretanto, um espermatozoide vier a nadar pela trompa acima, pode acontecer um encontro mágico e dar-se a fertilização. Depois, os dois – que já são só um – formam o zigoto, que irá caminhar até ao útero (este percurso dura quatro a cinco dias), onde será implantado. Objectivo cumprido.
Depois de libertado pelo folículo, o óvulo apenas permanece viável durante um máximo de 24 horas, mas os espermatozoides vivem durante muito mais tempo (cerca de 72 horas, mais nalguns casos). Por isso, na sua caminhada, o óvulo pode encontrar os espermatozóides que tenham subido até à trompa de Falópio após uma relação sexual acontecida há, por exemplo, dois dias e dar-se a fecundação num dia em que nem houve qualquer relação sexual. Por isso, quem está a tentar conceber deve ter relações sexuais nos dias antes da ovulação, garantindo, assim, que fica alguma reserva de espermatozoides à espera do óvulo.
Se não houver fertilização, o óvulo desintegrar-se-á e nunca chegará ao útero. Este processo demora 14 dias e é o tempo que demora a aparecer a menstruação.

Fonte: www.paisefilhos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário