segunda-feira, 20 de maio de 2013

Estilo de Vida

Estilo de Vida

O mais importante se pensa engravidar é consultar o seu médico assistente ou marcar uma consulta pré-concepcional, que lhe fornecerá todas as informações necessárias. Nesta fase irá realizar alguns exames médicos, entre eles, análises sanguíneas e citologia ou exame de Papanicolau.
Deverá também ir pensando em alguns aspectos importantes:
TEMPO: Os bebés e as crianças precisam de imenso tempo e atenção e os pais terão sempre menos tempo para si, um para o outro e para as outras pessoas.
CUSTOS: com a chegada de um novo membro à família, irá gastar uma boa parte do seu rendimento nas despesas relacionadas com ele, desde roupas a equipamento. Provavelmente terá de abdicar de certas coisas a que estava habituada como refeições fora ou mesmos férias.
TABACO: é um dos factores mais prejudiciais para a saúde do bebé e a principal causa de problemas evitáveis. A mulher fumadora está mais sujeita a abortos, nados-mortos, lesões da placenta, bebés com baixo peso ao nascimento ou com anomalias. Estes bebés podem mais tarde sofrer de dificuldades de crescimento ou de aprendizagem.
ÁLCOOL: a ingestão de álcool, mesmo antes da concepção, pode danificar não só os espermatozóides, mas também os óvulos, durante a gestação pode provocar danos no embrião em desenvolvimento, como atraso mental e lesões cerebrais e do sistema nervoso.
FÁRMACOS: se tomar diariamente medicação para um fim específico, deve informar o seu médico, antes de engravidar. Todo o tipo de drogas devem ser eliminadas antes de engravidar. Para qualquer esclarecimento contacte o Serviço de informação sobre medicamentos e gravidez (SIMeG), linha verde gratuita:800202844.
DIETA E EXERCÍCIO: ambos são vitais para a sua saúde e a do bebé. Procure manter uma dieta equilibrada, baixa em gordura animal e com muita fruta e legumes.
ÁCIDO FÓLICO: é importante incluir Ácido Fólico na dieta, pois esta vitamina reduz o risco de mal-formações no tubo neural do embrião, evitando por exemplo espinha bífida. É benéfico se começar a tomar esta vitamina três meses antes de engravidar continuando pelos primeiros três meses de gestação. Pode encontrar esta vitamina em suplementos vitamínicos ou nos alimentos, principalmente em: feijão-frade, feijão-verde, couve-de-bruxelas, couve, espinafre, brócolos e pão integral.
ACTIVIDADE FÍSICA: a actividade física regular deve acompanhar a dieta equilibrada e toda a gestação, pois quanto mais apta estiver fisicamente, melhor.
IDADE: sabemos que ter um filho aos 20 ou aos 40 anos, em termos de esforço físico é totalmente diferente, já para não falar que em termos de fertilidade a partir dos 27 anos esta começa a diminuir, podendo ser cada vez mais difícil engravidar com o aumento da idade. Este aumento da idade dos pais, leva também a maiores riscos de doenças cromossómicas como o síndrome de Down, ou outras mal-formações. Se já tem filhos e pensa engravidar de novo, assegure-se que o intervalo entre as duas gravidezes não é inferior a 18/24 meses, pois é tempo que o seu organismo demora a restabelecer-se para uma nova gravidez.
RISCO: preste atenção ao seu meio ambiente, tanto em casa como fora e evite tudo quanto seja potencialmente arriscado. O que comemos, onde trabalhamos, os locais por onde viajamos e, por vezes, mesmo as pessoas com quem nos encontramos podem ser risco para uma grávida.

Fonte: abarrigadamama.home.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário