Ser mãe pela primeira vez é sem dúvida uma sensação maravilhosa, mas também pode ser assustadora! Ter um bebé nos braços é algo que qualquer mulher deseja mas antes de ser mãe pela primeira vez, deve certificar-se que está realmente preparada.
Qualquer mulher que deseje ter um filho, sabe que existem imensos fatores a contabilizar, pois apesar da alegria em ter um bebé, é necessário certificarmo-nos que teremos todas as condições necessárias.Quando planeia ter um bebé, existem imensas despesas que deverá considerar. Infelizmente, e tendo em conta a situação atual, é necessário calcular bastante bem todas as despesas antes de decidir engravidar.
Apesar de ter um filho ser um desejo para todas as mulheres, existem alturas em que tal não será recomendável. Planeie muito bem todo o processo para garantir que não terá surpresas desagradáveis.
Apresentamos-lhe algumas ideias de como verificar se a situação económica será ou não favorável para ser mãe pela primeira vez.
Planeie as receitas – Verifique qual o valor que o seu agregado familiar recebe mensalmente.
Anote as despesas atuais – Este é um dos passos mais importantes, anote todas as despesas que tem habitualmente, prestação da casa, do carro, créditos que possa ter, seguros, água, eletricidade, etc. Certique-se que não se esquece de nada, como despesas com alimentação, vestuário, e outros bens essenciais. Não inclua neste ponto as despesas que poderá ter com o bebé.
Deixe espaço para imprevistos – Some um valor reservado para imprevistos, obras em casa, reparações no automóvel, etc. Deixe um espaço para aqueles valores que surgem sempre sem aviso e na pior altura.
Faça as contas – Agora é a altura de uma mulher que quer ser mãe pela primeira vez fazer as contas. Subtraia as despesas e os imprevistos às receitas e anote esse valor.
Este planeamento pode não parecer importante quando comparado com a felicidade de ter um bebé nas mãos, mas é pelo seu bem-estar que necessita de ser feito.
Agora falta somar as despesas do bebé, pois além de ser uma alegria constante, um bebé é também uma despesa contínua (mas que temos de bom grado!).
O bebé cresce e com ele as despesas...
Ser mãe pela primeira vez implica uma adaptação a mais um membro da família, longas horas sem dormir, muitas fraldas trocadas e acima de tudo muitos sorrisos.
Deve agora pensar em todos os gastos que terá com o bebé, desde médicos a roupa. Faça as contas por ano e para facilitar inicie com o nascimento do bebé. Despesas do hospital, roupas (muitas roupas), fraldas, berço, medicamentos e pomadas, leites, mais fraldas!
Não se importe de perder algum tempo com este processo, é necessário que tudo fique contabilidade para ter a certeza que pode dar ao seu filho, todos os cuidados que ele necessita.
Quando terminar de apurar as despesas com o bebé, subtraia-a esse valor ao que lhe sobrou em cima. Se ainda ficar com algum valor de lado, para mais imprevistos e alguma poupança, à partida, estará financeiramente preparada para ter um filho.
Claro que existem sempre situações que não podemos calcular, mas ter uma boa base é um ótimo começo para a felicidade do filho e dos pais.
Se decidiu que, financeiramente, está preparada para ser mãe pela primeira vez, ótimo!
Caso contrário, o tempo nem sempre é inimigo! Aguarde que os tempos fiquem mais seguros.
Fonte: www.ioi.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário